Search
Close this search box.

7 Dicas de Como Evitar Golpes em Viagens e Se Manter Seguro

Golpes são cada vez mais comuns em viagens, mas há algumas formas de se manter seguro. Segue abaixo sete dicas imperdíveis para evitar golpes em viagens e se manter seguro:

Conheça os Riscos e Se Prepare Antes de Viajar

Ninguém gosta de acordar em um lugar estranho e descobrir que foi roubado. Infelizmente, isso pode acontecer com qualquer um, independentemente do destino ou da duração da viagem. A melhor forma de evitar esse tipo de problema é se preparar antes de viajar, sabendo os riscos que existem e como lidar com eles.

A primeira coisa a se fazer é investigar o destino. Leia sobre o lugar, pesquise informações de outros viajantes e veja o que eles dizem. É importante estar ciente dos perigos potenciais e se informar sobre como evitá-los. 

Alguns lugares são mais perigosos do que outros, mas todos têm seus riscos. Por exemplo, alguns bairros podem ser mais perigosos do que outros em uma cidade e é importante saber onde ficar longe.

Outra dica importante para se proteger é não andar sozinho. Se possível, ande com um amigo ou em um grupo. Andar sozinho é mais arriscado, especialmente à noite. Se você precisar andar sozinho, fique atento à sua volta e mantenha o celular pronto para usar.

Uma das maneiras mais comuns de os turistas serem roubados é por meio de golpes. Alguns golpes são bem conhecidos, como o do envelope com dinheiro, mas outros podem ser menos óbvios. 

Seja cauteloso com estranhos que se aproximam de você e oferecem serviços ou produtos. Na dúvida, recuse e vá embora. Também é importante tomar cuidado com o transporte que você usa. Evite taxis clandestinos e opte por transportes oficiais.

Não leve todo o seu dinheiro com você quando for sair. Leve apenas o suficiente para pagar as suas despesas do dia. Deixe o restante do dinheiro, os cartões de crédito e os documentos importantes no hotel, em um cofre. Se possível, carregue apenas uma cópia dos seus documentos. Se você for carregar uma bolsa ou uma mochila, mantenha-a bem fechada e sempre consigo.

Seguindo essas dicas você poderá curtir a sua viagem com mais tranquilidade, sem se preocupar tanto com os riscos. Mas lembre-se, mesmo se você se preparar, às vezes as coisas acontecem. A melhor forma de lidar com isso é ter um seguro viagem, que te ajudará a resolver qualquer problema que venha a surgir.

Se Informe sobre os Costumes Locais

​Antes de viajar para qualquer lugar, pesquise o destino para conhecer os riscos que podem existir. Se estiver viajando para um país com alto índice de criminalidade, por exemplo, fique atento aos seus pertences e não ande pelas ruas sozinho à noite. Também é importante estar atento às áreas que devem ser evitadas.

Encontre sua hospedagem perfeita!

Transforme sua viagem numa experiência inesquecível!

Compare e encontre os melhores preços. Clique no botão logo abaixo para saber mais:

Procure Hotéis e Outros Quadros Seguros

Ao planejar uma viagem, é importante pesquisar os hotéis e outros quadros para encontrar o melhor negócio. No entanto, nem todos os hotéis são seguros. Alguns são conhecidos por seus golpes, e os turistas podem acabar pagando muito mais do que o previsto. Aqui estão algumas dicas para evitar ser vítima de um golpe em um hotel:

1. Leia as avaliações de outros hóspedes. Antes de reservar um hotel, pesquise as avaliações de outros hóspedes. Essas avaliações podem ajudar a identificar problemas como quartos sujos, mau atendimento ou golpes.

2. Fique atento aos preços. Se um hotel está oferecendo um preço muito baixo, é possível que esteja envolvido em um golpe. Além disso, certifique-se de verificar o preço final antes de confirmar a sua reserva. Muitos hotéis cobram taxas adicionais que podem não estar incluídas no preço inicial.

3. Verifique as políticas do hotel. Antes de fazer uma reserva, verifique as políticas do hotel para garantir que não haja surpresas desagradáveis. Por exemplo, alguns hotéis podem cobrar uma taxa se você deseja fazer o check-in antecipado ou se precisar cancelar a sua reserva.

4. Não aceite presentes ou dinheiro. Se um funcionário do hotel lhe oferecer um presente ou dinheiro, recuse. Esses presentes podem ser um meio de suborná-lo para que você aceite um quarto sujo ou outro problema.

5. Fique atento aos sinais de Golpes. Se você perceber qualquer sinal de que está sendo enganado, saia imediatamente. Por exemplo, se um funcionário do hotel lhe pedir dinheiro em troca de um quarto melhor, isso é um sinal de um golpe. Não aceite nenhuma oferta suspeita e entre em contato com a polícia se você tiver sido vítima de um golpe.

Não exiba Valores Monetários em Local Aberto

​Você está planejando uma viagem para o exterior e, naturalmente, quer levar o seu dinheiro com você. Mas, com todos os golpes que acontecem, você pode estar se perguntando como evitar golpes em viagens. Bem, um dos principais conselhos é não exiba valores monetários em locais abertos.

Isso significa não andar por aí com muito dinheiro no bolso ou carregando uma bolsa cheia de dinheiro. Em vez disso, você deve usar um cartão de crédito ou débito para as suas despesas. Se você realmente precisar de dinheiro, leve apenas o suficiente para as suas despesas imediatas e guarde o resto em seu hotel ou albergue.

Outra dica útil é não colocar todo o seu dinheiro em um único lugar. É melhor dividir o seu dinheiro em vários lugares, como uma carteira, bolsa e até mesmo um sapato. Dividir o seu dinheiro também significa que, se você for assaltado ou roubado, não perderá tudo.

Finalmente, você deve ter cuidado ao trocar moeda. Evite fazer isso em locais públicos ou de forma aleatória. Em vez disso, procure um banco ou uma casa de câmbio para ter a certeza de que está obtendo um bom negócio. Siga essas dicas e você poderá evitar alguns dos principais golpes em viagens.

Tenha Sempre um Plano B em Mãos

Desde o início da pandemia do coronavírus, muitos brasileiros têm aproveitado o tempo livre para fazer suas malas e viajar pelo país. No entanto, como a situação ainda é incerta, é importante ter um plano B em mãos para evitar imprevistos.

Se você está planejando uma viagem, confira algumas dicas para evitar golpes:

1. Pesquise antes de fechar qualquer negócio

Antes de fechar qualquer negócio, pesquise bastante sobre o destino, a empresa e os serviços oferecidos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o atendimento ao cliente da empresa para tirar todas as suas dúvidas.

2. Leia atentamente todos os documentos

Quando for fechar qualquer negócio relacionado à viagem, leia atentamente todos os documentos antes de assinar. Em caso de dúvidas, consulte um advogado para esclarecê-las.

3. Guarde todos os documentos em um lugar seguro

Guarde todos os documentos da sua viagem (passagens, vouchers, etc.) em um lugar seguro, para evitar problemas no futuro.

4. Mantenha o contato com a empresa

Mantenha o contato com a empresa durante toda a viagem, para solucionar problemas que possam surgir.

5. Tenha cuidado com as redes sociais

Cuidado com o que postar nas redes sociais durante a viagem, pois isso pode atrair pessoas mal intencionadas. Não divulgue seu itinerário completo ou detalhes pessoais nas redes sociais.

Seguindo essas dicas, você poderá evitar golpes e imprevistos durante sua viagem. Seja prudente e aproveite para descansar e relaxar!

Livro digital gratuito!

Quer aprender como arrumar a mala de viagem e entender a importância do planejamento para a sua próxima aventura brasileira?

Basta preencher o formulário e ter acesso a 2 capítulos gratuitos do e-book “Aventuras Brasileiras: Dicas e Destinos de Viagem”.

Formulário - Newsletter

Escolha os Meios de Transporte Certos

Ao planejar as suas férias, você pode se sentir empolgado com a ideia de ir para um novo lugar. No entanto, é importante fazer sua pesquisa antes de confirmar qualquer coisa. Infelizmente, há muitas pessoas que aproveitam o fato de que as pessoas estão de férias para cometerem golpes. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a evitar ser vítima de um golpe nas suas viagens.

Certifique-se de escolher os meios de transporte certos. Se você estiver viajando de avião, certifique-se de voar com uma companhia aérea respeitável. Além disso, lembre-se de sempre usar o seu cartão de crédito para fazer suas reservas, pois isso o protegerá caso haja algum problema. 

Leia também:  Como Levar Cachorro no Avião de Forma Confortável e Segura

Se você estiver viajando de carro, certifique-se de fazer a manutenção do seu veículo antes da viagem e sempre se dirija dentro do limite de velocidade. Também é importante se familiarizar com as leis de trânsito do seu destino antes de viajar.

Pesquise sobre o seu destino. Quanto mais você souber sobre o seu destino, menos propenso você será a cair em armadilhas. Procure saber tudo o que puder sobre o lugar, desde o clima até as atrações turísticas. 

Isso o ajudará a se planejar melhor e a evitar lugares que podem não ser seguros. Além disso, certifique-se de obter seguro de viagem antes de partir, pois isso o protegerá caso aconteça algum imprevisto.

Fique atento aos seus pertences. Infelizmente, os ladrões sabem que as pessoas geralmente viajam com muitos pertences valiosos. Portanto, é importante ficar atento aos seus pertences em todos os momentos. 

Nunca deixe sua mala desacompanhada e certifique-se de guardar todos os seus valores no hotel quando não estiver usando. Além disso, carregue apenas o dinheiro que precisar e deixe o restante em um lugar seguro.

Siga as suas instintos. Se você se sentir desconfortável em algum lugar ou com alguém, é melhor confiar em seus instintos e sair dali. Também é importante ficar atento às pessoas que estão ao seu redor e às suas atitudes. Se alguém estiver agindo de forma suspeita, é melhor evitar essa pessoa. Lembre-se, se algo parecer errado, provavelmente é errado.

Ao seguir essas dicas, você poderá evitar ser vítima de um golpe em suas viagens. Lembre-se de fazer sua pesquisa e de se manter atento aos seus pertences. Se você seguir essas dicas, poderá desfrutar de suas férias sem qualquer problema.

Não Seja um Alvo para Furtos ou Roubos

Não seja um alvo para furtos ou roubos quando estiver viajando. Aqui estão algumas dicas para mantê-lo seguro:

  • Não ande sozinho em lugares desertos ou pouco iluminados.
  • Evite andar com muito dinheiro ou objetos de valor consigo. Deixe objetos de valor, como joias, em um hotel ou em um cofre.
  • Não exiba seu dinheiro em público.
  • Se você precisar carregar seus documentos de viagem com você, mantenha-os em um lugar seguro, como um bolso frontal ou um saco de crossbody.
  • Ao fazer compras, mantenha sua bolsa fechada e perto de você. Não coloque sua bolsa em uma cadeira ou no chão.
  • Em locais turísticos, esteja atento aos seus pertences e não os deixe desatentamente. Os ladrões podem se aproveitar da confusão para roubar.
  • Quando estiver em um transporte público, mantenha sua bolsa perto de você e não a deixe desatentamente.
  • Se você for vítima de um furto ou roubo, não resista. O ladrão pode se tornar violento. Ligue para a polícia imediatamente após o incidente.

Fique Atento aos Cuidados Básicos de Saúde

Quando viajamos, estamos expostos a muitos riscos. Alguns são inerentes ao nosso destino, como doenças tropicais ou acidentes em deslocamentos. Outros, no entanto, são golpes que podemos sofrer em qualquer lugar do mundo.

Para evitar golpes em viagens, fique atento aos cuidados básicos de saúde. Antes de viajar, certifique-se de que suadocumentação está em dia e, se for o caso, faça os exames médicos necessários. No seu destino, mantenha os cuidados habituais com a higiene e alimentação e evite lugares insalubres.

Na hora de fazer excursões ou contratar serviços, pesquise bastante e só contrate pessoas ou empresas de confiança. Se possível, peça indicações de outros viajantes. E, claro, fique atento aos seus pertences e não os deixe desguarnecidos em nenhuma situação.

Com esses cuidados básicos, você evitará muitos problemas e terá uma ótima viagem!

Mantenha Sua Bolsa Fechada e Sempre Próxima

​Desde os tempos antigos, viajantes têm sofrido golpes e roubos. Embora existam muitas maneiras de se proteger, a melhor maneira de evitar golpes é manter sua bolsa fechada e sempre próxima.

A razão para isso é simples: se sua bolsa estiver fechada e sempre consigo, você terá menos chances de ser alvo de um golpe. Isso porque os golpistas geralmente precisam de tempo para abrir sua bolsa e procurar por valiosos itens, e se sua bolsa estiver bem fechada e perto de você, eles terão dificuldade em fazer isso sem que você perceba.

Além disso, mantendo sua bolsa fechada e sempre consigo, você também pode evitar que seus pertences sejam roubados. Mesmo que um ladrão consiga abrir sua bolsa, ele terá dificuldade em pegar seus pertences se estiverem bem guardados.

Então, se você quer evitar golpes e roubos em suas viagens, certifique-se de manter sua bolsa fechada e sempre consigo. É a melhor maneira de se proteger!

Considere Proteção Adicional Para sua Viagem

Viagens são ótimas oportunidades para relaxar e desfrutar de um novo lugar. No entanto, elas também podem ser uma fonte de ansiedade e estresse. Uma das principais preocupações de viajantes é a segurança. Infelizmente, existem muitos golpes que podem afetar viajantes inocentes.

A boa notícia é que, com algum planejamento e pesquisa, você pode minimizar o risco de ser vítima de um golpe. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se manter seguro enquanto viaja:

Pesquise antes de viajar

Antes de embarcar em uma viagem, faça alguma pesquisa sobre o seu destino. Informe-se sobre as áreas seguras e não tão seguras da cidade. Leia comentários de outros viajantes para ter uma ideia do que esperar. Esteja atento a qualquer aviso de viagem emitido pelo seu governo. Esses avisos podem fornecer informações valiosas sobre áreas perigosas ou locais para evitar.

Viaje em grupo

Viajar em grupo pode ser uma ótima maneira de se manter seguro. Há mais pessoas para ajudar a manter um olho em suas bagagens e pertences, e há mais pessoas para pedir ajuda se você precisar. Se você estiver viajando sozinho, junte-se a um grupo de excursão ou conheça outros viajantes no seu hotel ou hostel.

Tenha cuidado com o que você bebe

Bebidas alcoólicas podem ser um grande problema para os viajantes. Eles podem afrouxar sua guarda e deixá-lo mais suscetível a golpes. Se você beber, faça-o com moderação e fique sempre atento a seus pertences. Nunca aceite uma bebida de um estranho, e não deixe sua bebida desatendida por muito tempo.

Cuidado com os scams

Existem muitos golpes que podem afetar os viajantes. Alguns golpes são bem conhecidos, como a farsa do táxi pirata, enquanto outros são menos conhecidos. Pesquise os principais golpes antes da sua viagem para que você possa reconhecê-los quando eles aparecerem. Se alguém tentar lhe passar um golpe, mantenha a calma e saia dali o mais rápido possível.

Considerar proteção adicional para a sua viagem

Mesmo que você tome todas as precauções necessárias, às vezes os golpes acontecem. Se você estiver preocupado com a segurança durante a sua viagem, considere a contratação de um seguro de viagem. O seguro de viagem pode fornecer proteção financeira em caso de roubo, perda de bagagem ou até mesmo cancelamento de viagem. Faça uma pesquisa e compare as opções de seguro de viagem antes de escolher uma.

Conclusão

Ninguém quer ser vítima de um golpe durante uma viagem – mas infelizmente, isso acontece com mais frequência do que gostaríamos. Golpes podem levar a uma dor de cabeça enorme, além de serem caros e podem até colocar sua segurança em risco. Então, como você pode se proteger? Aqui estão algumas dicas para evitar golpes em viagens:

Pesquise, pesquise, pesquise: antes de fazer qualquer coisa, pesquise sobre o lugar para onde está viajando. Leia blogs de viagem, assista a vídeos e procure recomendações de outras pessoas. Isso lhe dará uma idéia do que esperar e também lhe mostrará quais são os golpes mais comuns em determinadas áreas.

Fique atento aos seus pertences: é importante ficar sempre de olho em seus pertences, especialmente em áreas movimentadas ou turísticas. Não coloque sua bolsa no chão ou deixe-a desprotegida por um momento. E se possível, carregue apenas o necessário com você.

Não seja tímido em pedir ajuda: se você estiver em dúvida sobre algo, não hesite em pedir ajuda a um local. Eles podem te ajudar a evitar golpes ou te dar mais informações sobre o lugar.

Siga seu instinto: se algo parecer errado ou fora do lugar, é provável que esteja. Siga seu instinto e saia da situação o mais rápido possível.

Tenha cuidado com as pessoas que se aproximam de você: muitos golpes são feitos por pessoas que se aproveitam da boa vontade das outras. Se alguém estiver sendo muito amigável ou insistente, fique em guarda.

Essas são algumas dicas para evitar golpes em viagens. Lembre-se de que a melhor maneira de se proteger é estar bem informado sobre o lugar para onde está viajando e sempre ficar de olho em seus pertences.

Encontre sua hospedagem perfeita!

Transforme sua viagem numa experiência inesquecível!

Compare e encontre os melhores preços. Clique no botão logo abaixo para saber mais:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments